MENU

Como calcular a sua idade biológica



Como calcular a sua idade biológica

IDADE BIOLÓGICA X IDADE CRONOLÓGICA

Um dos primeiros métodos para tentar calcular as diferentes idades da vida surgiu nos Estados Unidos, com o médico Michael Roizen, especialista em medicina preventiva no Hospital de Cleveland. Ao observar que havia pessoas de 80 anos que aparentavam ter 60, ele resolveu desenvolver uma fórmula para definir uma idade que estivesse de acordo com as condições biológicas e físicas de um indivíduo, e que nem sempre é a mesma da idade cronológica.

Roizen e sua equipe usaram dados científicos sobre saúde e fatores de risco de morte para calcular quantos anos determinados hábitos do estilo de vida acrescentam ou diminuem o tempo de vida das pessoas. No questionário, o indivíduo responde perguntas sobre todos os pilares da qualidade de vida. Dependendo da pergunta, somam-se ou subtraem-se anos cronológicos para chegar à verdadeira idade biológica.

Roizen se baseou no princípio da gerontologia de que o estilo de vida e o ambiente influenciam 70% na velocidade do envelhecimento dos indivíduos, enquanto que a genética, apenas 30%. Isso significa que mesmo se a pessoa tiver uma predisposição a ter câncer, por exemplo, pode reduzir esse risco caso tenha uma vida saudável.

Apesar de não ser reconhecido como um método científico pela comunidade acadêmica, o livro de Roizen Idade Verdadeira: Como Ficar Emocional e Fisicamente Mais Jovem (Editora Campus) foi um best-seller nos EUA e traduzido para 20 idiomas, inclusive o português. O sucesso foi tanto, que ele acabou escrevendo as continuações A Dieta da Idade Verdadeira e Você: Manual do Proprietário (da mesma editora), que também ficaram entre os livros mais vendidos nos EUA.

A ideia de Roizen é motivar as pessoas a mudarem hábitos para viverem mais e melhor, mesmo aquelas que descobrem ter uns anos fisiológicos a mais. Clique aqui e calcule sua idade real, lembrando que os resultados são mais fidedignos para pessoas acima de 40 anos.

 

 

 



Voltar