MENU

Coluna - Problemas Psicossomáticos, Lazer e Qualidade de Vida.- Harley A. Silva e Alice Rosa



Coluna - Problemas Psicossomáticos, Lazer e Qualidade de Vida.- Harley A. Silva e Alice Rosa

Para entendermos melhor esta temáticadividiremos em três momentos: compreendendo a psicossomática, compreendendo a ação do lazer para um individuo e, por fim, seu resultado com a junção das duas temáticas.

psicossomática é a materialização da alma, ou seja, algo não concreto que apresenta um resultado físico.  Um exemplo bem simples: a vontade de iao banheiro momentos antes de se apresentar em um palco.  (A fase anal, que esta relacionada à ação de defecar e urinar) corresponde ao comportamento de controle e a sensação de descontrole da região pélvica (esfíncter ou bexiga) mostra um quadro momentâneo de insegurança, que é bem normal, porém se tal reação sai de um controle, ao ponto de atrapalhar em um cotidiano/rotina eis um conteúdo a ser discutido com profissionais da área. 

?Um fato ocorrido em uma de minhas palestras sobre a temática, uma mãe compartilhou a sua experiência com seu filho, que aos 15 anos desenvolveu uma dor crônica no ouvido, apósvários exames fora constatado que não havia nada com o garoto, porém, o garoto após reconhecer que o problema surgiu um dia após a data que a sua paquera o rejeitou. Um ato emocional que fora recalcado resultou em um processo de dor na região que captou a rejeição.

?Exemplos como estes mostram o processo psicossomático, assim como uma maquina tem seus problemas de sobrecarga em seus componentes, nosso corpo também sofre tais sobrecargas energéticas.  Peguemos o exemplo do garoto rejeitado: ao ser negado pela sua amada um sentimento foi recalcado, esse sentimento foi canalizado e a psique direcionou uma quantidade de energia a fim de controlar a rejeição, contudo o direcionamento de energia psíquica sofre uma sobrecarga, resultando em uma dor ou algo que reflita em um problema. A mesma coisa quando ocorrem as câimbras ou espasmos musculares após um treino exaustivo.  Um processo de sobrecarga energética, mas, tais problemas não estão ligados à psicossomática.

?O lazer tem em sua especificidade, a prática livre e descompromissada de algo, seja familiar ou individual, manipulativo, contemplativo, cultural, físico ou virtual, essa atividade de lazer é realizada em períodos livres (recreios) que, muitas vezes, com o intuito de descanso.  Eeste recreio (ato de realizar o lazer) tem seu proposito um desprendimento da realidade, uma distração. Que, por sua vez, torna se uma ação que contrapõe a energia psíquica acumulada e esta canalização de escape de energia pode proporcionar a qualquer individuo uma reestruturação de equilíbrio em sua saúde (que, para a Organização Mundial de Saúde, talequilíbrio é o bem estar pleno na saúde social, mental e física).

?Ações de lazer como contraponto a atuação profissional auxilia na reestruturação energética e mental das pessoas, onde a alta dosagem de estresses pode acarretar na perda do controle da região frontal do cérebro e, assim, as emoções começam a ter um “controle” sobre as ações, desligando a região responsável pela racionalização (racional).

Harley Silva

Psicanalista / Colunista / Coord. de Lazer do grupo Metha / Docente.

Alice Rosa

Psicanalista / Reflexoterapeuta / Pedagoga

Conheça-nos



Voltar